Dor nas articulações: quais são as causas mais comuns e como aliviar a dor.

Dor nas articulações é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, pelo que, dependendo da doença pode ser leve, moderada ou grave e afetar qualquer parte do corpo. Neste artigo, vamos discutir as causas mais comuns de dor nas articulações e como aliviar a dor.

Causas comuns de dor nas articulações:

Artrose/artrite

  1. A artrose é uma das causas mais comuns de dor nas articulações. Trata-se de um desgaste natural da cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e que quando começa a ficar mais fina e degradada pode dar episódios de dor, tanto maior quanto pior for esse desgaste. Frequentemente esta degradação é acompanhada por “surtos” de inflamação que se denominam artrite e que contribuem para aumento da dor, edema articular e diminuição da amplitude articular. Dentro das doenças inflamatórias que afetam as articulações, a artrite reumatoide é das mais comuns, sendo uma forma de  doença autoimune cujo sistema imunitário afeta determinadas articulações do corpo, causando episódios frequentes de dor, rigidez e com a evolução limitação articular.

Entorses

  1. Entorses (frequentemente chamadas distensões) são outra causa comum de dor nas articulações e que ocorrem quando a articulação é levada ao extremo da sua capacidade levando frequentemente a uma lesão dos ligamentos que a protegem. Podem ocorrer devido a atividades físicas intensas, quedas ou acidentes motorizados (p.ex).

Tendinopatia

  1. A tendinopatia é uma condição que afeta os tendões que conectam os músculos aos ossos. Isso pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nos ombros, cotovelos, punhos e tornozelos. A tendinopatia pode ser reativa (aguda) ou regenerativa (crónica) podendo causar dor progressivamente incapacitante podendo ou não estar associada a alteração estrutural do tendão.

Bursite

  1. A bursite é uma inflamação das bursas, que são pequenas bolsas de líquido que estão localizadas próximo aos tendões e ajudam no deslizamento destes no movimento das articulações. A bursite pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo e anca. A bursite causa dor na palpação e geralmente associada a aumento do líquido no interior da bursa, estando associada a tendinopatias próximas.

Gota

  1. A gota é uma forma de artrite que ocorre quando há acumulação de ácido úrico nas articulações. Isso pode causar dor intensa e inflamação nas articulações.

Fibromialgia

  1. A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada no corpo, incluindo dor nas articulações. A dor nas articulações devido à fibromialgia geralmente é acompanhada de dor muscular (mialgia) e fadiga.

Sobrecarga articular

 

  1. Articulações com condições prévias de lesão – artrose, tendinopatias, etc, cujos músculos peri-articulares estão fracos, podem ser acometidas por dor e edema resultante de sobrecarga e microtraumatismos articulares provocados por falta de estabilidade que a falta de força provoca na articulação.

Como aliviar a dor nas articulações:

Repouso

  1. Se houver dor nas articulações, é importante providenciar repouso articular. Dependendo da presença ou não de derrame intra-articular pode haver necessidade de períodos mais prolongados de repouso. Este repouso pode implicar evição de carga articular, evição de caminhadas por períodos prolongados, corrida ou atividades de salto (p.ex) dependendo o tipo/grau de repouso da condição e estado articular.

Gelo

  1. A aplicação de gelo na articulação afetada pode ajudar a reduzir a dor e o edema, por períodos de 20 minutos ao longo do dia.

Medicamentos

  1. Existem vários medicamentos que podem ajudar a aliviar a dor nas articulações, podendo ser administrados por via oral, intra-muscular ou intra-articular com o objetivo de diminuir a dor e melhorar a função da articulação. Desde há poucos anos um novo grupo de produtos chamados ortobiológicos parecem ter uma atuação bastante promissora no tratamento de doenças das articulações.

Fisioterapia

  1. A fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor nas articulações, dependendo do tipo de causa. O fisioterapeuta pode auxiliar com trabalho de terapia manual, técnicas de drenagem e mobilização, bem como através da execução de um conjunto de exercícios específicos para fortalecer os músculos que rodeiam a articulação afetada.

Perda de peso

  1. Se tiver excesso de peso, a perda de peso pode ajudar a aliviar a dor nas articulações, especialmente nas articulações das ancas,  joelhos e tibiotársicas. O excesso de peso coloca pressão extra nas articulações, o que pode levar a dor e inflamação.

Exercício regular

  1. O exercício regular pode ajudar a manter as articulações saudáveis e reduzir o risco de dor nas articulações. Exercícios de impato e um programa regular de fortalecimento dos músculos e de mobilidade são fundamentais para manter uma boa “saúde” musculoesquelética.

Em conclusão, a dor nas articulações é um problema comum que pode ser causado por uma variedade de situações, incluindo artrose, entorses, tendinopatia e/ou sobrecarga articular.. É importante descansar a articulação afetada, aplicando gelo e gerindo as cargas de treino/carga que é aplicada sobre a articulação. A fisioterapia, a perda de peso e o exercício regular são estratégias fundamentais para  manter as articulações saudáveis e reduzir o risco de dor nas articulações. Se a dor nas articulações persistir ou piorar, é importante procurar um especialista para avaliação e tratamento adequado, que deverá ser preferencialmente individualizado a cada situação clínica.

Partilhar

Outros Artigos