Viscosuplementação para a Osteoartrose do Joelho

O que é a osteoartrose?

Algumas pessoas que têm dores constantes nos joelhos têm uma condição chamada osteoartrose. Ao contrário da dor e inflamação temporárias causadas numa articulação por uma resposta demasiado activa do sistema imunitário, a osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações.

A osteoartrose afeta primariamente a cartilagem, que é o tecido que reveste as extremidades dos ossos de algumas articulações. Quando saudável, a cartilagem permite que os ossos deslizem uns sobre os outros, proporcionando uma função de “amortecedor de choque”. A articulação normal do joelho também contém uma pequena quantidade de líquido chamada líquido sinovial, que é uma substância espessa, semelhante a gel que amortece a articulação e fornece lubrificação para reduzir a fricção.

O que causa a osteoartrose?

Na osteoartrose a camada superficial da cartilagem quebra-se e desgasta-se, havendo concomitantemente perda da capacidade do líquido sinovial de lubrificar a articulação. Esta combinação causa dor e rigidez articular, limitação do movimento da articulação e alguma inflamação nos joelhos.

O que é a viscossuplementação?

Viscossuplementação é um procedimento em que um fluido espesso chamado hialuronato é injetado na articulação do joelho. Idealmente essa aplicação deve ser guiada por ecografia, já que assim se consegue 100% de garantia que esse fluido é aplicado dentro da articulação, ao contrário dos procedimentos que são aplicados sem guia imagiológico e que resulta numa taxa de insucesso elevadíssimo. de referir que não existe cura para a osteoartrose, pelo que a viscossuplementação não curará esta condição. Contudo, pensa-se que o hialuronato irá melhorar as propriedades lubrificantes do líquido sinovial, reduzir a dor do joelho e a mobilidade, proporcionando um nível de atividade mais elevado e confortável.

Quando é que a viscosuplementação é considerada uma opção de tratamento?

A viscosuplementação é normalmente reservada para situações de desgaste da cartilagem ligeiro a moderado (Osteoartrose grau II/III) associado a dor, devendo sempre ser complementada com conselhos de estilo de vida saudável, redução do peso corporal para valores aceitáveis para o indivíduo e prescrição de exercício adaptado à condição geral do utente. Dependendo do tipo de Hialuronato utilizado podem ser necessárias 1 ou 3 aplicações com cerca de 7-10 dias de intervalo.

Quanto tempo após a aplicação de viscosupplementação os pacientes referem alívio da dor?

Nem todos os pacientes sentem melhoria imediata com estas aplicações. Dos que o são, muitos relatam sentir algum alívio da dor durante o curso de 3 a 5 semanas após o procedimento, enquanto o alívio da dor é atrasado noutros. A maioria dos pacientes refere o maior alívio da dor 8 a 12 semanas após o início do tratamento, sendo a duração deste alívio variável, havendo relatos de melhorias durante mais de 6 meses após as injecções. Para além da melhoria da dor, uma das indicações é o abrandamento do natural desgaste da cartilagem que ocorre com a idade e o eventual adiar a colocação de uma Prótese articular.

Quais são os efeitos secundários das injeções de viscosuplementação?

Os efeitos secundários mais frequentemente relatados associados às injecções são dor temporária no local da injecção. Derrame articular ligeiro no joelho submetido ao procedimento também pode ocorrer, pelo que reações alérgicas ou infeções articulares são complicações raras.

Que cuidados se deve ter após as injeções de Viscosuplementação?

Geralmente recomenda-se aplicação de gelo durante 20 minutos, 3-4 vezes por dia e a evitar atividade física com carga (corrida, atividades com saltos) durante as 48 horas seguintes ao procedimento.

Fale com o seu Médico sobre a viscosuplementação se tiver osteoartrose e obtenha mais informação acerca deste método de tratamento.

 


Nota: Este artigo é somente um artigo de opinião que se baseia na mais atual evidência científica e na experiência do autor na prática de Medicina Desportiva no acompanhamento de atletas de alta competição ao mais alto nível nos últimos anos.

 

Partilhar

Outros Artigos